Bom Jesus News-O Portal de Notícias de Bom Jesus-PI e Região

MENU
Logo
Quarta, 16 de junho de 2021
Publicidade
Publicidade

Mundo

Tornados varrem o Sudeste dos EUA e deixam 300 pessoas mortas

Os tornados se iniciaram em 25 de Abril e se estenderam até dia 28, deixando um rastro de destruição material incalculável.

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mais de 300 pessoas perderam a vida e milhares ficaram feridas, algumas com gravidade, depois que uma série de tornados varreu diversas partes das partes da Região Sudeste dos Estados Unidos, especialmente os estados de Alabama, Mississippi, Geórgia e Tennessee. Os tornados se iniciaram em 25 de Abril e se estenderam até dia 28, deixando um rastro de destruição material incalculável, com imóveis levados ao chão.

Os estados do Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississippi, Missouri, Tennessee e Oklahoma declararam estado de emergência, e seus governadores pediram a ajuda da Guarda Nacional para as operações de resgate e limpeza.

A Casa Branca, segundo disse o então presidente Barack Obama, conversou com a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e com o administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), Craig Fugate, para discutir o desastre.

 

Tornados varrem o Sudeste dos EUA e deixam 300 pessoas mortas - Imagem 1

 

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) indicou que mais de 300 tornados já haviam sido registrados desde sexta-feira (22) passada, sendo mais de 130 na quarta (27). O Alabama foi varrido por duas linhas de tempestades e um tornado transformou em ruínas a cidade de Tuscaloosa, onde fica a Universidade do Alabama.

O prefeito de Tuscaloosa, Walter Maddox, disse à rede CNN que o tornado havia "obliterado quarteirões e mais quarteirões" da cidade. "Nossa infraestrutura foi absolutamente devastada", acrescentou. "Quando vejo este rastro de destruição, não sei como alguém conseguiu sobreviver. Há partes da cidade que não reconheço. É um momento trágico", lamentou Maddox.

 

Tornados varrem o Sudeste dos EUA e deixam 300 pessoas mortas - Imagem 2

 

Um tornado também causou muitos prejuízos na cidade de Birmingham, mas as autoridades ainda não sabem dimensionar o estrago. "Este foi um evento muito sério e fatal, que atingiu nosso estado e ainda não terminou", alertou o governador do Alabama, Robert Brantley.

Algumas das casas varridas pelos fortes ventos tiveram os destroços localizados a até 80 km de distância. Dezenas de cidades estão sem energia elétrica. A onda de tornados está sendo considerada o pior desastre natural a atingir os EUA desde o furacão Katrina, em 2005. Em abril de 1974, morreram 310 pessoas na temporada de tornados no país. Algumas das casas varridas pelos fortes ventos tiveram os destroços localizados a até 80 km de distância. Dezenas de cidades estão sem energia elétrica.

 

Tornados varrem o Sudeste dos EUA e deixam 300 pessoas mortas - Imagem 3

 

Comentários:

Fale com a Redação do Portal Bom Jesus News.